terça-feira, 9 de junho de 2009

Um ajudante na luta contra os buracos


O borracheiro Irandir da Rocha, cansado de todos os dias se deparar com uma cratera em frente à borracharia onde trabalha, resolveu tomar uma atitude além de esperar por um reparo pela prefeitura, que nunca chegava. Um certo dia, Irandir confeccionou um boneco e colocou perto do buraco, fazendo com que os motoristas o avistassem de longe e reduzissem a velocidade, evitando acidentes comuns. O jornal Extra se interessou pelo fato e estampou em sua capa uma foto do boneco de frente para a cratera. Como num passe de mágica no dia seguinte o buraco que tanto incomodava Irandir estava fechado.



O alerta feito chamou a atenção da população, que se sentiu na necessidade de acionar o boneco sempre que precisassem de um reparo das autoridades. As pessoas gostaram da idéia e batizaram a obra criada por Irandir de João Buracão.


De lá pra cá, desde a primeira matéria publicada com o boneco em 13 de Fevereiro deste ano, já foram tampados mais de 100 buracos. O sucesso na mídia foi enorme com participações em programas como Fantástico, RJTV, Mais Você e Caminho das Índias. Até Nova York durante matéria na TV Globo, a obra criada por Irandir visitou e conheceu as diferenças entre lá e cá quando o assunto é buraco.

Bonecos similares começaram a aparecer por todo o Brasil nos estados de Alagoas, Rio Grande do Sul e no Paraná com a mesma iniciativa. Mas João Buracão cresceu e não ficou restrito somente ao território fluminense. O boneco visitou buracos em Belo Horizonte, Goiás, Cuiabá e no Recife, cobrando de seus respectivos governantes o reparo necessário.


A Câmara dos Vereadores do Rio de Janeiro, por iniciativa do vereador Fernando Moraes (PR) também recebeu o boneco, que se sentou em uma das cadeiras da Mesa Diretora e recebeu justas homenagens dos parlamentares, além de assistir a entrega de uma Moção de Congratulações ao seu criador. Dentre os vários elogios recebidos, João Buracão “ouviu” dos vereadores a importância de seu trabalho considerado de utilidade pública, o que apenas confirmou ainda mais o seu título de “Valente Guardião das Vias Públicas”.

Nenhum comentário:

Postar um comentário